Sample Text

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Theodore Boone - Aprendiz de Advogado


Título: Theodore Boone - Aprendiz de Advogado
Autor: John Grisham
Editora: Rocco

Sinopse
Theodore Boone tem 13 anos, vive com os pais e sonha em se tornar um grande advogado quando crescer. Mas quando se vê envolvido no centro de um terrível assassinato, ele descobre que o tribunal está mais perto do que imaginava. Um perigoso assassino está prestes a ser libertado e Theo é o único que sabe a verdade. Os riscos são grandes, mas o jovem não vai desistir enquanto a justiça não for feita.





            
Olá, caros padawans! Theodore Boone – Aprendiz de Advogado (Kid Lawyer) foi um dos livros que eu recentemente engoli. Ganhei-o da minha mãe, que sabia o quanto eu gostava de Direito e me presenteou. Enfim, li as primeiras páginas e joguei o livro de lado. Calma, não é porque o livro é ruim, nem nada disso. Eu estava em semana de provas, estudando e tinha acabado de comprar A Dança dos Dragões, ou seja, Theo ia ficar na prateleira. Lido Dança dos Dragões, passado no colégio e de férias, voltei a ler o livro de John Grisham. Comentei com minha mãe “Mãe, sério, esse garoto não é humano”. Ele entendia tudo de Direito, conhecia todos os advogados, juízes, promotores, secretárias, escrivãs, TUDO do tribunal. Daí eu comecei a ler sempre com um pé atrás.
                Mas não é que o livro me reconquistou?! Com o decorrer da história, fui me identificando com Theo. Mesmo que não muito, já que vivemos em “mundos” tão diferentes (Theo, filho de dois advogados, o que já é uma vantagem, tem acesso a coisas que eu nunca teria no Brasil), eu realmente me identifiquei. Acho que John Grisham realmente caprichou e me fez nunca soltar o livro. Sério, houve horas em que não fiquei acordado até o outro dia lendo porque sabia que Marina ia me matar. Enfim, com o desenrolar da história, Theo ficou muito mais humano e reconheci que meu primeiro julgamento foi preconceituoso.
                Theodore Boone é simplesmente admirável. Uma criança, mas isso não o impede de ser brilhante. Tem fama de advogado na escola, por saber tanto de Direito. Não pense que isso é ruim, é uma coisa boa. Quase todos vão consultar Theo quando possuem algum problema jurídico ou algo que não sabem o que fazer. E é por aí que a trama toma seu rumo.
                Somos apresentados a Peter Duffy, acusado do assassinato de sua esposa Myra, que fora morta estrangulada na sua casa de Waverly Creek, comunidade rica que pouco acrescenta à sociedade e que se preocupa muito com o dinheiro (é mais ou menos descrito assim, no livro). O problema é que a promotoria, ou o Estado, como é dito no livro, não possui prova nenhuma que coloque Pete Duffy no lugar e na hora do crime. Não possuem testemunhas que o ponham naquele lugar, ou pistas científicas de que talvez ele estivesse lá. Então Theo encontra uma testemunha que mudaria o rumo do julgamento, mas se depara com o desafio de apresentá-la às outras pessoas, já que testemunha-surpresa é coisa de TV.
                Me agoniei, impressionei, fiquei surpreso e temi junto de Theo Boone. Claro, conhecia a fama de John Grisham em romances forenses, mas duvidava que isso pudesse se tornar de algum jeito... Juvenil. Minhas únicas reclamações são em relação ao final, que não nos disse diretamente o que acontecia (mas que podíamos deduzir), a caracterização e pouca exploração dos personagens. Achei que personagens como a April, por exemplo, podiam ter aparecido mais na trama, ou menos.
                No fim, Theodore Boone – Aprendiz de Advogado é realmente genial. Quando terminei, saí do quarto e olhei para a minha irmã “Esse livro é foda”. Recomendado sim, principalmente se você estiver em busca de um bom livro, ou se estiver entrando no gênero suspense, investigação e intriga. Boa leitura.
                Que a Força esteja com todos vocês!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More