Sample Text

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Buraco da Agulha


Título: O Buraco da Agulha
Autor: Ken Follett
Editora: Bestbolso

Sinopse
Este clássico de espionagem ambientado na Segunda Grande Guerra é repleto de tramas mirabolantes e intrigas internacionais. Um brilhante espião alemão, de codinome Agulha, corre contra o tempo para descobrir o segredo dos aliados e aniquilá-los. O espião fará de tudo, até mesmo tentar matar a bela inglesa por quem se apaixona, para conseguir seu intento e ajudar a Alemanha a vencer a guerra. Mas o seu grande engano foi não contar com a perspicácia da mulher. Os dias turbulentos que antecederam o desembarque na Normandia, o famoso Dia D, e um ritmo muito acelerado fazem desse suspense um hipnotizante thriller psicológico.


                Olá, caros padawans! Faz um bom tempo que terminei o livro O Buraco da Agulha, de Ken Follett. Era madrugada, e eu tinha dito a mim mesmo que não dormiria até tê-lo lido. Maravilhoso, espetacular, emocionante e, acima de tudo, inteligente. Quando eu estava acabando a leitura, mudei de posição e expressão tantas vezes que eu mesmo não saberia dizer o número exato.
                Meu primeiro livro de Ken Follett, mas apenas o primeiro de muitos. Terminei o livro, e quando minha mãe (ela é uma fãzona de Follett) perguntou o que eu achei, respondi sem demorar que o livro era um dos melhores livros que eu já li. Ela compartilhou minha opinião, já que O Buraco da Agulha também é um dos favoritos dela.
                O livro se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Inglaterra, mas em alguns capítulos somos transportados para a Alemanha. As primeiras páginas já me conquistaram e ali percebi que não iria ser uma leitura comum. Follett escreveu de um jeito que me fez acreditar no que li. A narrativa é simples em pequenos detalhes, mas é esplêndida quando se trata do psicológico e das ações das personagens em volta da trama.
                Logo no começo nós já entramos no clima da Segunda Guerra, e acontecimentos trágicos simplesmente me fizeram querer ler mais e mais. Eu, como um fã de História, li sem dúvidas de que o livro seria muito bom. Mas mesmo assim, me surpreendeu.
                A história conta como Agulha, um espião alemão, conclui uma missão confidencial e importante para Hitler e precisa achar um meio de transmitir a informação que pode mudar o rumo da guerra. Enquanto isso, a polícia o persegue desesperadamente e ele encontra obstáculos que o fazem parar numa ilha onde apenas uma mulher, uma criança, um aleijado e um velho vivem, com um rebanho de ovelhas. Ali, ele se envolve numa paixão, mas não se esquece de seu compromisso com a Alemanha.
                A trama é guiada por três personagens principais: Lucy, Percy e Henry Faber (ou Die Nadel). Lucy, uma mãe que não está feliz com seu casamento, Percy, um historiador que ajuda a Inglaterra a capturar espiões e Faber, o maior espião nazista ainda ativo na Inglaterra. Como é comum do gênero de espionagem, o livro é rápido e você não tem vontade de largar.
                Existem várias edições do livro, mas li a versão da BestBolso, embora tenha de confessar que sempre tive certo preconceito com versões de bolso. Mas realmente curti. Era fácil de manusear e a fonte das letras não era tão ruim como eu achava. O único problema é que a capa era fina e amassa muito fácil. Enfim, gostei de todo jeito.
                Também existe uma versão de O Buraco da Agulha para o cinema. O filme é de 1981 e no elenco se encontra Donald Sutherland, que faz o papel de Faber. Ainda não assiti, mas definitivamente irei ver logo mais, e talvez até faça uma resenha com minha opinião sobre ele.
                Então é isso, livro extremamente recomendado, muito empolgante e me conquistou fácil, fácil. Ken Follett agora virou um dos meus escritores favoritos, e já estou lendo o vol. II de Pilares da Terra, que é tão impressionante quanto o livro dessa resenha.
                Que a Força esteja com vocês!

5 comentários:

Tinha lá na biblioteca da escola... Nunca li, nem esse nem Pilares da Terra, só assisti a série, muito boa.

Pois você não sabe o que está perdendo! PdT e Buraco da Agulha são livros realmente fantásticos. Indicado para qualquer um. (:

Fiquei com vontade de ler agora, realmente parece ser fantástico :)

Tem o jackdaws muito bom tbm eu li e recomendo.

Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More